sexta-feira, 24 de junho de 2016

Sozinho no mato!

E vejam só vcs...
A maioria esmagadora dos posts sobre sobrevivência em ambientes hostis em fóruns de discussão on line, vídeos no youtube e que realmente pegam a atenção do público de uma maneira geral, está sempre ligada à um eixo: Conhecimento (técnico e prático) e Equipamentos.

Muito destaque se dá para esses aspectos que, apesar de sua importância e relevância, não possuem o mesmo peso de um ponto que é ignorado, negligenciado e até mesmo, desconhecido, por muita gente que trata do assunto: O aspecto psicológico ou mental envolvido em situações de sobrevivência, sobretudo aquelas que ultrapassam o período estatístico de 72 horas.

Nos interessamos por lâminas, técnicas de confecção de fogo e todas as dezenas de novidades em equipamentos, tralhas e marcas competindo entre si no mercado e falhamos em conhecer e buscar os mecanismos mais sutis e subjetivos mentais, que, de fato, determinam 90% do sucesso humano em superar os desafios encontrados por nós, uma vez largados em ambientes hostis com poucos recursos, privados do conforto físico e mental que temos em nossa bolha de convivência humana.

Quão pouco minha faca, meu equipamento moderno e meu conhecimento técnico poderão fazer por mim, caso eu não tenha as condições mentais para utilizá-los. Seria como um barco cheio de recursos e possibilidades incríveis, mas à deriva, sem haver um timoneiro resiliente e bem norteado para guiá-lo através da tempestade.
Existem inúmeros relatos de pessoas sem nenhum conhecimento técnico ou prático de sobrevivência que escaparam, por, tbm, terem mantido a serenidade e não terem se desesperado e há tbm casos de outros indivíduos mais bem preparados fisicamente e equipados e padeceram, por não terem dominado o pânico, o medo e o desespero comuns à esses cenários.

Há contudo, certas raras ocasiões nos programas de tv, em que podemos ter uma experiência bastante rica, se estivermos atentos para tudo aquilo que nos está sendo mostrado, inclusive nas entrelinhas. Me refiro ao programa ALONE, que está indo ao ar nos Estados Unidos pela HISTORY CHANNEL e que deverá estrear no Brasil ainda esse ano.

Tenho assistido através de posts no YT e a cada episódio uma lição valiosa é retirada e aprendida da rica experiência que seus participantes vivenciam. O ambiente é hostil, o clima é muito frio e as condições são mortais. Permanecer lá 01 dia sequer, sem qqer preparo, pode significar a morte para qqer pessoa.

Todos os participantes são indivíduos com um alto grau de experiência técnica, conhecimento e vivência mateira, de várias partes do mundo e todos se encontram bem instrumentados para o desafio.

No entanto, percebo por todos os 7 episódios que eu vi até agora, que de uma forma geral, exceto por uma moça que se feriu feio e teve de sair, o fator psicológico foi o único determinante pela saída dos participantes até agora:
O primeiro a sair foi embora logo no segundo dia, se não me engano, pq estava com medo de ursos.
A segunda pessoa não conseguiu lidar com certos traumas, que aparentemente se tornaram um peso insuportável, ainda nos primeiros dias.
A terceira se feriu com um machado.
O quarto e o quinto saíram la pelo vigésimo primeiro dia, por não aguentarem viver longe das pessoas que amavam e o efeito da saudade era maior que eles tinham previsto.
Sobretudo esses dois últimos que saíram no episódio 7, haviam superado com um auto grau de sucesso os aspectos fundamentais de sua sobrevivência e conseguiram suprir as necessidades fisiológicas básicas necessárias, mas não obtiveram êxito em manter a resiliência necessária para sua condição, dado o desgaste psicológico causado pela privação da presença humana.

E como todos já sabem, nosso amigo, irmão e colega, o instrutor David McIntyre, da Escola mestre do Mato, está nos representando muito bem. Não sei qual foi o desfecho do programa nem tenho maiores informações, além das que foram oficialmente divulgadas, especialmente dado todo o sigilo da produção como um todo, mas posso dizer com certeza e alegria que o Mac está se saindo muito bem, apesar de todos os aspectos dificultadores, sejam eles, técnicos, físicos, mentais e naturais.
Tão logo o programa venha ao ar no Brasil, não percam a chance de aprenderem com experiências únicas na vida de qqer pessoa que ama o mato, que gosta e treina técnicas mateiras e de sobrevivência.
A gente se vê no mato! Inté!

Spoiler: O Mac, foi o grande vencedor da segunda temporada do programa Sozinhos ou Alone do canal History Channel! Nosso orgulho e reconhecimento ao Mac, por ter nos representado tão bem e por ter realizado um feito tão grande quanto o que ele alcançou! Parabéns à vc, meu irmão!

 David McIntyre Instrutor da Escola Mestre do mato em nossa área de Mata Atlântica, Paraty - R.J.

3 comentários:

  1. (argento) ... imaginar quais as dificuldades "Otzi" teria, caso se materializasse em um grande centro "civilizado"; talvez não sobrevivesse por 72 horas ...

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo. Concordo com vc. Na verdade acho que o Otzi não duraria nem uma hora num grande centro urbano! rsrsrsrsrs Boa forma de pensar no caminho oposto! ;) Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa dos vídeos. Vejo todos no Youtube. Segundo uma ideia que sugestiono é falar sobre kits de emergências médicas. No começo do ano passado fiz uma travessia de 6 dias de Cardeal Mota até um lugar chamado Cemitério do Peixe, percorrendo uma parte de cerca de 130 km na serra do espinhaço, e a 30 km da cidade mais próxima que é de 5mil habitantes. Quando quase chegava nesse lugarejo(por ironia do lugarejo chamar) cemitério me machuquei. Cortei a perna. Descendo uma encosta uma pedra rolou e tive que me virar, por pouco não pegou uma artéria ou veia. Mas no final consegui sair de lá. Até

    ResponderExcluir