quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Bushcraft: Riqueza ou Pobreza?

Bushcraft: Riqueza ou Pobreza?
A algumas semanas atras, eu estava saindo de um curso de bushcraft, carregando uma tralha de equipamentos nas costas, nos ombros e nas mãos.
Levava comigo, entre meu equipamento tático moderno, a mochila artesanal que fiz e ao passar por um grupo de pessoas que estavam por perto, uma moça observou minha mochila e disse assim para um cara que estava lá: "Olha só que legal, a mochila dele. Por que vc não faz uma assim?"
Ele olhou para minha mochila de madeira e disse com um certo desdém: "Ah, eu tenho dinheiro! Eu posso comprar uma mochila de verdade! Hahahaha!"
Passei por eles e aquela frase não saiu de minha cabeça!
Enquanto esperava o uber chegar, fiquei tentando entender aquilo que estava por trás de sua fala e vi, que para aquele rapaz, o conceito de riqueza consistia em se ter dinheiro para pagar por algo que alguém faz para vc.
Olhando para minha mochila de madeira, couro e saco de juta e depois para o jovem de roupas e tênis caros, percebi quão pobre aquele rapaz era. Certamente, não em recursos financeiros, mas em outro aspecto mais profundo.
Para mim, a capacidade de criar itens funcionais a partir da natureza é sinônimo de riqueza e não o contrário. Se vc só dispõe de recursos financeiros para conseguir aquilo que precisa ou quer, vc estará sempre em uma posição de "pobreza", em relação à alguém que é capaz de transformar os recursos do ambiente em objetos e itens funcionais.
O conhecimento e o entendimento práticos do mundo natural enriquecem o ser humano em tantos aspectos que fica até difícil numerá-los, todos aqui.
Continuei assentado, descansando a carcaça, enquanto um sentimento de enorme satisfação e "empodeiramento" tomava conta de mim, por perceber e poder saborear a riqueza que carrego, parte das técnicas e do olhar mateiro sobre as coisas e a vida em geral!
Enfim, numa sociedade cada vez mais empobrecida e dependente de recursos industrializados, o universo mateiro nos torna um pouco mais ricos em um tipo de conhecimento e sabedoria que só quem provou e os conhece, sabe seu real valor!
Bom dia à todos, amigos(as), irmãos e irmãs do mato!

Um comentário:

  1. Boa noite! Sim, isso é uma grande verdade! Nossa riqueza é o que nos completa e não o dinheiro! O dinheiro é uma ajuda incrível para a nossa existência nos tempos atuais, mas não é absoluto! O nosso conhecimento e a nossa real competência no mundo em que estamos dispostos a estarmos inseridos é a nossa chave para nos sentirmos mais completos e cientes! Eu acredito que quando vemos recursos onde muitos só conseguem ver mato ou lixo, estamos mais sintonizados com a mãe Terra e Deus. Pode ser uma simples questão de opinião, mas a riqueza maior é aquela que temos dentro de nós e nos fazem melhores a cada dia e mais engajados com o que nos fazem mais felizes. O seu ponto de vista, pra mim, foi bem pertinente! Abraços!

    ResponderExcluir